sexta-feira, 5 de abril de 2013

ENTENDA PORQUE TVD SEMPRE ENTRA EM HIATUS.

Uma das perguntas que mais recebemos é: "Porque o seriado não vai ser exibido essa semana?"

Ao longo das temporadas televisivas, o horário nobre frequentemente tem intervalos - um episódio aqui, dois ou três episódios ali. Isso é particularmente comum nos meses de inverno, perto dos feriados de fim de ano, onde os programas dão uma pausa maior, deixando que as reprises de episódios anteriores sejam exibidas. Isso se chama Hiatus.

A resposta mais simples é: matemática. Existem, em média, 22 episódios em uma temporada típica do horário nobre nas cinco maiores emissoras. Em um ano, existem 52 semanas. Adicionalmente, é preciso mais do que uma semana para filmar um episódio - um episódio de "The Vampire Diaries" ou "Revenge" leva em média 8 dias para ser filmado, e isso sem contar a parte da criação do roteiro, pré-produção e pós-produção. Se não houvessem hiatus, sua temporada iria começar em Setembro e acabar no final de Janeiro, e então você teria que esperar 8 meses para ver a próxima temporada.

Assim como muitas coisas na indústria da TV, o que realmente interessa é o dinheiro. Com a excessão dos canais a cabo, a maioria das emissoras ganham dinheiro ao vender comerciais. As companhias de comerciais usam a audiência para decidir quanto um comercial de 30 segundos vale durante certo programa, baseado em quantos olhos vão estar vendo aquele comercial.

Embora as informações sobre audiência sejam coletadas toda semana, a Nielsen é a mais completa em suas investigações de audiência durante certos períodos de "varredura", que acontecem em Novembro, Fevereiro, Maio e Julho. Durante esses períodos de quatro semanas, Nielsen pede vários painéis para manter um relatório diário da televisão que as famílias assistem.

Geralmente, é de interesse das emissoras ter certeza de que seus melhores episódios vão ao ar durante essas varreduras, porque quanto mais famílias assistirem, mais as emissoras podem vender comerciais por mais dinheiro. É por isso que você quase sempre vê convidados especiais de grande nome durante esse período. Os seriados entram em hiatus um pouco antes dessas datas, para que as emissoras possam guardar os melhores episódios para as semanas de varredura. O programa volta do Hiatus com um grande apelo promocional e várias outras companhias de comerciais começam a prestar atenção.

Por outro lado, as varreduras acontecem quando a competição entre as emissoras está em seu ápice, e às vezes, é de interesse de alguma emissora evitar isso. Em 2011, "The Vampire Diaries" ficou em hiatus durante metade das varreduras de Novembro; uma possível explicação para essa escolha é que com as outras emissoras transmitindo seus melhores materiais, a CW ficaria melhor se saísse fora do que se entrasse na briga.

Há várias críticas aos métodos de varredura (e aos sistemas de audiência em geral). Vários experts também sentem que a temporada de 22 episódios não é ideal e que um ano poderia ser mais eficiente. Isso está aberto para debate. Em uma coisa os experts concordam: é algo totalmente chato quando você espera um episódio novo e, quando liga a tv, está passando uma reprise.

Existem outras razões para os hiatus. As vezes, complicações com a produção força o show a entrar em hiatus. Talvez os escritores e roteiristas precisem de um tempo para reunir criatividade. Talvez uma estrela do seriado tenha problemas, como em "Two and a Half Man", com Charlie Sheen.

Mas, como uma regra geral, se você ligar a TV e descobrir que está passando uma reprise, é por causa de uma dessas duas coisas: Matemática, e Dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário