segunda-feira, 25 de março de 2013

Delena


Não sei se todos vão concordar comigo e tiveram a oportunidade de perceber o que eu vi no 4x17, mas não vejo razões para tantos estarem crucificando Elena. Ao contrário. Vejo o quanto ela ainda pode ser mesmo depois de 3 temporadas e alguns episódios. Ela pode ter se tornado calculista e aproveitadora, mas nada disso foi inventado. Um vampiro desligado perde suas emoções e o que fica é justamente seu lado ruim. Aquilo que todos temos, uma vez que ninguém é perfeito.

A cena entre Damon e Elena no telhado estava sendo imensamente esperada, levando em conta principalmente as expectativas de alguns sobre DEX. Só que não ocorreu. Mesmo assim fico a pensar qual a razão de termos sexo entre eles, se Elena não sente nada? Seria como algo vazio, uma vez que sentimentos românticos não estão influindo nela agora. Então só um pequeno conselho: não coloquem muitas expectativas sobre Damon e Elena agora. Tenham em mente: situações diferentes, perspectivas diferentes. Não estou dizendo que não torçam para que algo aconteça, mas que todo aquele romantismo e amor que ansiávamos antes, não combina com a ocasião ;)

Percebamos agora que mesmo tendo decepcionado os desejosos por dex, a produção nos deu algo muito maior e mais significativo: A devoção de Damon por Elena.

Elena: - Você disse que suas emoções estavam desligadas, mas isso soa como emoções para mim.

Damon: - Talvez eram. Talvez o ódio foi o primeiro que voltou.

Damon fala sobre como ele foi ruim com Lexi quando ela quis lhe ajudar, enganado-a? Pois é, fazemos então uma paralelo com Elena e Caroline. É claro que Elena não passou Caroline para trás, mas a atacou duas vezes em momentos de raiva. E isso porque? Porque seja Lexi ou Caroline, ambas se intrometeram e tornaram-se odiosas. Vejamos o seguinte então: Damon foi guiado pelo ódio a todos e Stefan pelo desejo ardente de sangue, Elena se sente incrível e sente ódio também, o que a faz mais como Damon e isso o assusta. Ele está tão assustado que ela vai fazer coisas que vai se arrepender e quando ligar sua humanidade novamente, terá que conviver todos os dias com o que fez e que tudo será pior uma vez que ela é mais compassiva que ele. Ele não quer que o ódio tire o melhor dela. Diferente de Stefan que torna tudo sobre ele mesmo como em: "Olha, eu já matei centenas de pessoas e tenho que viver com isso. Mas EU não vou viver com as pessoas que você matar, o que vai fazer com você", Damon não remete nada a ele, mas apenas sobre ela: "Não os meus sentimentos. Estou olhando para você. Porque um dia você vai virar esse interruptor de volta e todas as coisas ruins que você fez, vão vir correndo de volta".

Você pode tomá-lo como Stefan e Damon projetando suas questões sobre Elena, mas quando viu Elena indo matar sua amiga, Damon estava indo em direção ao fato de que o ódio tomaria o melhor dela e a faria fazer coisas que iria se arrepender. Ele sabia como terminaria. Mas Stefan não. Estava baseando tudo fora de especulação. Damon quer dar a cura para ela não pelo fato de que ele não quer que ela seja essa pessoa, mas no que ele ouviu até o 4x13 sobre ela querer a cura. É errado ele querer dar a cura contra sua vontade? Sim, isso é preocupante, mas estamos falando de um cara que a coloca sobre todos e que está imensamente preocupado com o dia em que ele não puder detê-la e que o que ela fizer, será carregado para todo o sempre com ela. Ele se lembra do que ela disse no 4x04 sobre não querer ser como ele. E é o que ele está seguindo. Percebam que é tudo sobre o que ela disse, não sobre o que ele quer.

Damon: - Você teria a vida que queria, a vida que merece...

Então quando diz: "Talvez o ódio foi o primeiro que voltou. Mais uma razão para curá-la", ele se refere ao fato de ela estar deixado o ódio tomar conta dela. Isso não seria preocupante se alguém pudesse alcançá-la, mas depois da morte de Jeremy, não há ninguém que possa. E no caso de ela fazer coisas que se arrependerá, só trará mais sofrimento, coisa que ela não precisa mais.

Tudo se resume a:

Elena: - Porque eu não quero...

Damon: - Você não quer ser como eu...

- 4x04

Elena: - Eu sinto, Damon. Eu me sinto incrível.

Damon: - Você não quer ser assim...

- 4x16

O que o diferencia de Stefan e Caroline que querem consertá-la. Para eles é tudo sobre o que querem que ela seja. Para Damon é tudo sobre o que ela disse no passado que queria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário